Alerta de risco: IRDI um estudo psicanalítico

Maria Cristina Aparecida Oliveira Saraiva, Laura Oliveira Alberti

Resumo


Este artigo trata do encontro entre a teoria psicanalítica e o diagnóstico do Transtorno de Espectro Autista (TEA), isto é, os pontos de influência que a teoria psicanalítica promoveu na elaboração do Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) na avaliação de diagnóstico autísticos. A partir de alguns conceitos fundamentais sobre a primeira infância do ponto de vista psicanalítico criou-se uma ferramenta de análise para a avaliação em contextos de possíveis fechamentos autísticos em bebês. Utilizando-se de revisão bibliográfica, visa-se examinar como o IRDI pode desempenhar um papel fundamental na identificação de indícios de risco em um possível diagnóstico autístico durante o processo de amadurecimento infantil. Salienta- -se também a possibilidade do IRDI enquanto um operador de leitura útil como instrumento de cuidado e apoio às famílias, contribuindo para desmistificação sobre a hipótese diagnóstica autista e realizando uma intervenção pontual nas expressões de cuidado com a saúde mental de bebês.

Palavras-chave


IRDI; desenvolvimento infantil; autismo; primeira infância; teoria psicanalítica.

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