Estudo sobre a educação para o consumo: experiência do projeto Ekonos no colégio Americana, na cidade de Americana/SP
Resumo
Esse trabalho foi realizado na área da iniciação científica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com o intuito de refletir como a educação para o consumo pode promover habilidades voltadas ao consumo consciente de crianças. A educação para o consumo trata de práticas que envolvem questões ambientais, financeiras, midiáticas e alimentares. Os objetivos foram identificar a influência da publicidade no comportamento de crianças do ensino fundamental; conhecer projetos que desenvolvem a educação para o consumo nas escolas; promover reflexões a respeito do consumismo presente no comportamento das crianças. A metodologia de pesquisa foi a qualitativa em que se realizou um estudo de caso. A instituição escolhida foi o Colégio Americana na cidade de Americana/SP, onde se desenvolve o Projeto Ekonos. Foram sujeitos de pesquisa a consultora, a coordenadora pedagógica e três educadoras. Com os resultados, almeja-se contribuir para difusão do conceito e prática da Educação para o Consumo na área da educação e da psicologia, auxiliando profissionais na viabilização dessas práticas, possibilitando a formação de futuros consumidores conscientes.
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ISSN 1984-1213
ISSN 2318-5589
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