Estudo sobre a educação para o consumo: experiência do projeto Ekonos no colégio Americana, na cidade de Americana/SP

Beatriz Boncore Sandrin, Bianca da Costa Pereira de Souza, Joseanne Letícia Olivares Vivencio, Carolina Silva de Brito, Margareth Maria Pacchioni

Resumo


Esse trabalho foi realizado na área da iniciação científica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com o intuito de refletir como a educação para o consumo pode promover habilidades voltadas ao consumo consciente de crianças. A educação para o consumo trata de práticas que envolvem questões ambientais, financeiras, midiáticas e alimentares. Os objetivos foram identificar a influência da publicidade no comportamento de crianças do ensino fundamental; conhecer projetos que desenvolvem a educação para o consumo nas escolas; promover reflexões a respeito do consumismo presente no comportamento das crianças. A metodologia de pesquisa foi a qualitativa em que se realizou um estudo de caso. A instituição escolhida foi o Colégio Americana na cidade de Americana/SP, onde se desenvolve o Projeto Ekonos. Foram sujeitos de pesquisa a consultora, a coordenadora pedagógica e três educadoras. Com os resultados, almeja-se contribuir para difusão do conceito e prática da Educação para o Consumo na área da educação e da psicologia, auxiliando profissionais na viabilização dessas práticas, possibilitando a formação de futuros consumidores conscientes.


Palavras-chave


educação para o consumo; desenvolvimento sustentável; mídia; consumidor consciente.

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ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

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