Formação de preço e apuração de rentabilidade: um estudo de caso em uma empresa do ramo de reciclagem na região da Baixa Mogiana
Resumo
Os custos dos produtos atualmente estão sendo levados muito em consideração para que a formação de preço seja acessível à população, e também traga o retorno esperado pela empresa. Por outro lado, há uma necessidade crescente de empresas que sejam especializadas para tratamento adequado de produtos recicláveis, com o objetivo de minimizar impactos ambientais, sociais e econômicos, e para isso estas empresas necessitam de um processo adequado de gestão. Assim, seguindo a Lei 12.305/10 que regulamenta o tratamento e o destino desses produtos reciclados, este estudo pretende mostrar o método da formação de preço e apuração da rentabilidade para uma empresa do ramo de reciclagem na região da baixa mogiana, o qual terá como principal objetivo apresentar o detalhamento do procedimento de formação de preços e a apuração do resultado da empresa estudada. A metodologia utilizada é o estudo de caso com levantamento de dados de custos e despesas que são aplicados no tratamento de plásticos recicláveis. O estudo de caso demonstrou que a empresa não aplica práticas recomendadas pela literatura como: custeio unitário dos produtos, preço de vendas de custos mais mark-up, análise de rentabilidade unitária e análise de ponto de equilíbrio. A utilização destes instrumentos poderia auxiliar no atingimento das margens esperadas pela empresa.
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PDFReferências
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