CONTROLES INTERNOS NOS PROCESSOS DE COMPRAS E ESTOQUES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE ESTIVA GERBI

Eduardo Vieira do Prado, Viviane Pereira

Resumo


O controle interno é uma ferramenta essencial nas organizações atuais, ele padroniza de maneira eficaz a realização dos procedimentos do dia a dia, define o que deve ser feito, quem deve executar tal atividade, como e quando. O objetivo de um sistema de controle interno é minimizar riscos nas mais variadas áreas de negócio das organizações. Dentre estas áreas, destacam-se as áreas de compras e estoques, as quais possuem necessidade significativa de controles internos robustos para minimizar riscos de perdas financeiras por erros ou atividades fraudulentas. Assim, este trabalho tem o objetivo de pesquisar e identificar quais os principais processos de controles internos da área de compras e estoques. A metodologia aplicada é o estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício localizada na cidade de Estiva Gerbi, com suporte de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstram que a empresa possui oportunidades significativas de melhorias no ambiente de controle interno dos processos de compras e estoques, como documentação dos processos e segregação de funções.


Palavras-chave


controle interno; riscos; compras; estoques; empresa de pequeno porte.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, A.; ROSSETTI, J. P. . Governança Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimento e Tendências. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2012 apud PRADO, E. V. Práticas de gerenciamento de riscos corporativos: um estudo de caso em uma indústria multinacional de autopeças. 26 p. Dissertação (Mestrado em administração) – Departamento de Gestão de Negócios, Universidade Metodista de Piracicaba, 2014.

ATTIE, W. . Auditoria: conceitos e aplicações. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2010.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da Metodologia científica. 6ª edição. São Paulo: Pearson, 2010.

COMMITTEE OF SPONSORING ORGANIZATIONS OF THE TREADWAY COMISSION COSO. Gerenciamento de riscos corporativos: Estrutura Integrada. 2007.

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO/CRCSP. Controle interno nas empresas – 10. São Paulo: Atlas, 1998.

padronizar

CORDEIRO, G.; MOLINA, N. L.; DIAS, V. F. . Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos. 2ª edição. Curitiba: InterSaberes, 2014.

CREPALDI, S. A. . Auditoria contábil: teoria e prática. 8ª edição. São Paulo: Atlas, 2012.

CRUZ, C.; RIBEIRO, U. . Metodologia científica: teoria e prática. 2ª edição. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004. 45p.

IFAC (International Federation of Accountants). Global Survey on Risk Management and Internal Control. Fevereiro-2011. Disponível em:

. Acesso em: 21 out. 2012 apud PRADO, E. V. Práticas de gerenciamento de riscos corporativos: um estudo de caso em uma indústria multinacional de autopeças. 38 p. Dissertação (Mestrado em administração) – Departamento de Gestão de Negócios, Universidade Metodista de Piracicaba, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA IBGC. Governança corporativa. Disponível: . Acesso em abril de 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA IBGC. Cadernos de governança corporativa: Gerenciamento de riscos corporativos: evolução em governança e estratégia. São Paulo: IBGC, 2017, 11p.

KÖCHE, J. C. . Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 34ª edição. Petrópolis: Vozes, 2015. 122p.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. . Metodologia científica. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, D. P. R. . Governança corporativa na prática: integrando acionistas, conselho de administração e diretoria executiva na geração de resultados. São Paulo: Atlas, 2006.

The IIA (Institute of Internal Auditors). Practice Guide: Coordinating Risk Management and Assurance. Março-2012. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2012 apud PRADO, E. V. Práticas de gerenciamento de riscos corporativos: um estudo de caso em uma indústria multinacional de autopeças. 26 p. Dissertação (Mestrado em administração) – Departamento de Gestão de Negócios, Universidade Metodista de Piracicaba, 2014.

VASSEN et al.. Controle interno e sistemas de informação contábil: sob a ótica de empresas privadas e públicas. São Paulo: SaraivaUni, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2