Planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas: estudo quantitativo em empresas do ramo de materiais elétricos

Danila P. Menandro Rocha, Joyce H. Silveira Miguel, Roberto de Oliveira Júnior

Resumo


O planejamento estratégico apresenta-se como uma das mais importantes ferramentas para auxiliar na tomada de decisão. Trata-se de uma decisão prévia sobre o que deve ser feito, quando, como e quem vai fazer. O planejamento estratégico é um tema atual e muito importante que está ganhando um espaço cada vez maior no ambiente empresarial. Em virtude disso, buscou-se por meio deste artigo, evidenciar se as micro e pequenas empresas (MPEs) do ramo de comércio de materiais elétricos elaboram planejamento estratégico estruturado. Foram realizados levantamentos dos dados através de uma pesquisa exploratória, sendo entrevistadas 30 MPEs do ramo de materiais elétricos do país, selecionadas aleatoriamente. Analisando os resultados concluí-se que, apesar da maioria das empresas entrevistadas considerarem muito importante a elaboração do planejamento estratégico, ainda é limitado o número de empresas que o elaboram sistematicamente e de forma estruturada. Este artigo contribui para que as MPEs reflitam sobre a importância a importância de se estruturar um planejamento estratégico, a fim de se projetarem para o futuro.


Palavras-chave


planejamento estratégico; micro e pequenas empresas; competitividade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2