AUDITORIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE MOGI MIRIM ANALISANDO A PERCEPÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS HIERÁRQUICOS SOBRE ESTA FUNÇÃO

Paulo Henrique Zanella Motta Pinto, Eduardo Vieira do Prado

Resumo


Auditoria propicia maior credibilidade das companhias para com seus investidores, acionistas entre outros stakeholders, pois é um instrumento para avaliação e melhoria das práticas de governança, gestão de riscos e controles internos. O trabalho busca verificar se há diferenças relevantes nas visões de acordo com os diferentes níveis hierárquicos dos funcionários de uma empresa multinacional de médio porte localizada em Mogi Mirim – SP, bem como se essa possível diferença na percepção e opinião sobre a auditoria pode impactar no sucesso ou não do resultado do processo de auditoria realizado na mesma. A metodologia foi baseada a partir de um estudo de caso que possui como técnica de pesquisa questionário aplicado aos colaboradores, desde alta diretoria, até níveis hierárquicos mais baixos. Os resultados demonstraram que não existem distorções na visão dos respondentes sobre a auditoria dentro da empresa pesquisada, porém notou-se níveis de conhecimento diferentes a respeito à auditoria, principalmente com relação às diferentes atribuições das auditorias internas e externas. Os respondentes ressaltaram a importância da auditoria e a maioria deles salientou que não teriam nenhuma resistência em prover informações para as auditorias.


Palavras-chave


Auditoria; Contabilidade; Riscos; Controles; Governança Corporativa.

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