A comunicação e sua relação com a satisfação do cliente: um estudo de caso em uma empresa do ramo de desenvolvimento de sistemas

Ricardo Guariento, Guuilherme A. Teixeira, Robisom Damasceno Calado

Resumo


O presente trabalho identifica a existência de deficiências na troca e acesso às informações em uma empresa do ramo de desenvolvimento de sistemas situada em Mogi Mirim. Este fator interfere negativamente na qualidade de atendimento ao cliente devido à sua não compreensão e retenção de informações essenciais quanto ao desenvolvimento de produtos e serviços oferecidos pela empresa. O objetivo deste estudo é sugerir um projeto que conscientize os colaboradores quanto à importância da comunicação no intuito de melhorar a comunicação interna na empresa e elevar a satisfação dos clientes. A metodologia utilizada para a obtenção das informações para este estudo foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os principais resultados mostram que a implantação de projeto de baixo custo pode reverter a realidade apresentada acima.


Palavras-chave


Processos; comunicação; qualidade de atendimento; satisfação.

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ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B4