O CRAMI Campinas e a intervenção psicossocial no contexto da violência doméstica sexual

Alessandra Saldanha, Ana Paula Miranda Moraes, Andréia Moreira Oliveira dos Santos, Elaine Patrícia Lisboa Nogueira Ramos, Eliane Solovijovas Guissi, Sidnéia Solange Zambelli Carreiro, Tatiane Soares dos Santos, Margareth M. Pacchioni, Maria Daniela Tonhão Sylos

Resumo


Considerando os desafios vivenciados pelos profissionais que atuam na área da garantia dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, o presente artigo socializa o processo de intervenção psicossocial da equipe do Centro Regional de Atenção aos Maus tratos na Infância (CRAMI) Campinas/SP. Destaca-se o estudo de caso acompanhado pelos profissionais, o processo de dominação vivenciado pelos sujeitos em questão, às características da família abusiva e a abordagem psicossocial da equipe. A hipótese trabalhada foi de que o processo de intervenção psicossocial continuado é uma estratégia de ação relevante para fortalecer a família e a criança ou adolescente vítima da violência sexual, tendo em vista o rompimento do ciclo da violência doméstica.


Palavras-chave


violência doméstica; violência sexual; Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (CRAMI); intervenção psicossocial.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2