Planejamento estratégico e o orçamento empresarial: uma pesquisa Survey em empresas de pequeno, médio e grande porte das cidades de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira

Natália de Lourdes Nieri, Talita Bernardi

Resumo


Este artigo procurou demonstrar que a utilização do planejamento estratégico e do orçamento empresarial auxilia no processo de gestão das empresas, independentemente de seu porte. Visando ampliar o conhecimento sobre o assunto foi elaborada uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de planejamento, orçamento e tipos de empresa. Foi desenvolvida uma pesquisa survey, com empresas de pequeno, médio e grande porte de Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Itapira. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com questões fechadas, estruturadas e não disfarçadas. Os resultados obtidos com a pesquisa survey revelaram que 91% e 89% das empresas de grande e médio porte investigadas utilizam tanto o planejamento estratégico quanto o orçamento empresarial respectivamente, já 54% e 46% das empresas de pequeno porte não utilizam formalmente o planejamento estratégico e nem orçamento empresarial. Como conclusão principal, o presente estudo indica que as empresas que não possuem o planejamento estratégico (28%) nem o orçamento empresarial (26%), independente do porte e da cidade onde estão localizadas, estão em busca de uma implantação formal em suas empresas, já que concordam que essas ferramentas auxiliam no processo de gestão e assim atingir suas metas e objetivos.


Palavras-chave


Planejamento estratégico; orçamento empresarial; tipos de empresa.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2