Autores
-
Natércia Cristiane Mendes de Souza
Universidade de Brasília - UNB
-
André Nunes
Universidade de Brasília - UNB
Palavras-chave:
transformação digital; governo eletrônico; governo digital.
Resumo
O programa de transformação digital brasileiro começou a ser desenhado por um grupo de trabalho regulado pelo Decreto de
03 de Abril de 2000. O conceito de governo eletrônico evoluiu para o conceito de governo digital. A Nova Administração Pública tem apontado o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como uma das ferramentas de gestão mais eficazes para o incremento da governança, em termos da informatização de serviços e aproximação com o cidadão. Com o objetivo de esclarecer como está acontecendo o processo de transformação digital do setor público brasileiro, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental que revelou que a transformação digital no Brasil começa a dar bons frutos.
Biografia do Autor
Natércia Cristiane Mendes de Souza, Universidade de Brasília - UNB
Analista de Sistemas e Advogada, pós-graduada em Direito Público e mestre em Gestão Pública, pela Universidade de Brasília (UNB),atuo como gestara pública desde 2015, tendo passado por diversas áreas de conhecimento, tais como: Governança de TI, Gestão de Pessoas, Logística e Documentação. Planejamento Estratégico, Gestão e Fiscalização de Contratos, Gestão Orçamentária e de Pessoas, são atividades que tenho desempenhado ao longo dos últimos 8 anos. Sou dinâmica, inovadora e engajada.
André Nunes, Universidade de Brasília - UNB
Professor da Universidade de Brasília (UnB) na pós-graduação em Contabilidade e Gestão Pública. Doutor e Mestre em Economia, UnB. Especialista em Administração Financeira, Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Coordenador do Mestrado em Gestão Pública da UnB. Exerceu as funções de CEO da Caixa Seguridade Participações S.A; CEO da Caixa Seguridade Corretagem e Administração de Seguros S.A; Vice-Presidente de Estratégia e Pessoas da Caixa Econômica Federal; CEO da Caixa Participações S.A. (CAIXAPAR); Diretor de Participações na CAIXAPAR; Diretor de Orçamento de Estatais, na Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Diretor de Planejamento e Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi membro de diversos Conselhos de Administração, com destaque para: Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal; Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal; Conselho da Petrobras Biocombustível; Conselho da Transportadora Associada de Gás (TAG/Petrobras); Conselho da Caixa Participações; Conselho da Quod. Atuou como professor em disciplinas da área de Economia na Universidade de Brasília e no Centro Universitário de Brasília, instituição na qual ministrou aulas no doutorado e mestrado em Direito, nos cursos de Economia, Relações Internacionais, Administração e Contabilidade e coordenou a graduação do curso de Economia e a pós-graduação em cursos de especialização. Possui uma centena de artigos publicados em periódicos indexados. Profissional Certificado para Conselheiro de Administração Experiente IBGC (CCA+ IBGC), pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) e pela Associação Brasileira de Entidades de Mercado Financeiro e de Capitais (AMBIMA).