Autores
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Carolina Silva de Brito
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
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Beatriz Bonacore Sandrini
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
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Bianca da Costa Pereira de Souza
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
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Joseanne Letícia Olivares Vicencio
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
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Margareth Maria Pacchioni
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Palavras-chave:
educação para o consumo; desenvolvimento sustentável; mídia; consumidor consciente.
Resumo
Esse trabalho foi realizado na área da iniciação científica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com o intuito de refletir como a educação para o consumo pode promover habilidades voltadas ao consumo consciente de crianças. A educação para o consumo trata de práticas que envolvem questões ambientais, financeiras, midiáticas e alimentares. Os objetivos foram identificar a influência da publicidade no comportamento de crianças do ensino fundamental; conhecer projetos que desenvolvem a educação para o consumo nas escolas e promover reflexões a respeito do consumismo presente no comportamento das crianças. A metodologia de pesquisa foi a qualitativa em que se realizou um estudo de caso. A instituição escolhida foi o Colégio Americana na cidade de Americana/SP, onde se desenvolve o Projeto Ekonos. Foram sujeitos de pesquisa a consultora, a coordenadora pedagógica e três educadoras. Com os resultados, almeja-se contribuir para difusão do conceito e prática da Educação para o Consumo na área da educação e da psicologia, auxiliando profissionais na viabilização dessas práticas, possibilitando a formação de futuros consumidores conscientes.
Biografia do Autor
Carolina Silva de Brito, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Desenvolveu estágio na Educação Infantil e Ensino Fundamental I no Colégio Americana. Cursou Técnico em Marketing na ETEC Prof. Dr. José Dagnoni. Temas de estudo: Educação Antiespecista, Educação Assistida por animais, Interacionismo.
Beatriz Bonacore Sandrini, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
*Este artigo é resultado de Projeto de Iniciação Científica subsidiado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Campus de Americana/SP, apresentado à Instituição em novembro de 2021, e desenvolvido sob orientação de Prof. MSC Margareth Maria Pacchioni.
Bianca da Costa Pereira de Souza, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com ênfase em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atualmente trabalho na área de Gestão de Pessoas.
Joseanne Letícia Olivares Vicencio, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
*Este artigo é resultado de Projeto de Iniciação Científica subsidiado pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Campus de Americana/SP, apresentado à Instituição em novembro de 2021, e desenvolvido sob orientação de Prof. MSC Margareth Maria Pacchioni.
Margareth Maria Pacchioni, Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Possui graduação em Serviço Social Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Franca/SP (1984); especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pelo LACRI/USP-SP (2001); mestrado em Educação (2005) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e mestrado em Serviço Social (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Desde 1986 é docente do ensino superior e está vinculada ao Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Curso de Serviço Social, campus Maria Auxiliadora em Americana/SP. Nesta mesma instituição é supervisora de estágio acadêmico. É assistente social da Prefeitura de Mogi Guaçu/SP na Secretaria de Promoção Social. Tem experiência profissional na área da criança, adolescente, família e comunidade. Assessorou instituições sociais na elaboração de projetos sociais. Áreas de Pesquisa: cidadania, política social, direitos humanos, gestão social, ética e família.