Modelos de gestão:

enfoque no modelo MEG

Autores

  • Silvio Paula Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • André Luiz Francisco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Anieli Elisa da Silva Sacchi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Sarah Elisabeth Castilho Toniolo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palavras-chave:

Pequenas empresas; modelo organizacional; MEG; falhas organizacionais.

Resumo

As organizações estão inseridas em um mercado altamente competitivo e em um ambiente volátil. Deste modo, para acompanhar as mudanças e estar à frente no mercado faz-se necessário uma boa gestão organizacional. Os modelos de gestão possuem a função de orientar os gestores, para dar condições de tomarem decisões mais eficazes. Mediante o exposto, o objetivo geral deste artigo é compreender, via Modelo de Excelência da Gestão (MEG), aspectos de relevância organizacional, estrutural e comportamental que possibilite maior eficiência em processos e possibilidade a melhoria da eficácia organizacional. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, viabilizada e orientada a partir do estudo de caso. Este procedimento técnico se baseou em 9 empresas na região de Três Lagoas (MS). Optou-se por aplicar o MEG para identificar falhas que inviabilizam uma boa gestão organizacional e, consequentemente, auxiliar as empresas na melhoria da gestão. Resultados obtidos permitiram a identificação de inúmeras falhas nas empresas de pequeno porte eleitas, bem como, em alguma medida, nas de médio e grande também. As falhas remetem, sobretudo, a adaptabilidade, resultado alarmante, visto a necessidade constante de adaptação ao ambiente instável em que o mercado se encontra.

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Publicado

2024-12-03

Edição

Seção

Artigos