Autores
-
Denise Bessa
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
-
Sabrina Barroso
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
-
Erika Parlato-Oliveira
Université Paris Cité (UPC)
-
Rafael de Tilio
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Palavras-chave:
prematuro; pré-termo; bebê a termo; sofrimento psicológico.
Resumo
Essa revisão teve por objetivo verificar quais relações têm sido estudadas entre prematuridade e sofrimento psíquico do
bebê, no período de 2017 a 2022. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, PubMed, MEDLINE e PsycINFO, com os
descritores: recém-nascido, prematuro, infant premature, sofrimento psicológico, psychological distress. Dos 3758 artigos
iniciais, 16 compuseram o escopo final da revisão. Observou-se relação entre prematuridade e risco psíquico para autismo e
déficit de atenção, aumento das dificuldades socioemocionais, capacidade de regulação emocional, qualidade das interações entre bebês e cuidadores, estresse e padrão de apego. Houve predominância de estudos internacionais. Conclusão:
encontrou-se uma incidência maior de sofrimento psíquico nos bebês prematuros, embora seja difícil comparar os resultados, pois as escalas utilizadas foram distintas. É pertinente que haja padronização dos instrumentos e que outros estudos
sejam feitos no Brasil que permitam comparação com achados internacionais e qualitativas do tema.
Biografia do Autor
Denise Bessa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Psicanalista, Doutoranda pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) na UNICAMP pelo Programa de Pós Graduação em Saúde, Reabilitação, Interdisciplinaridade, Mestre pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) com bolsa CAPES, Diploma Universitário (DU): Le Psychique face à la naissance, Université de Paris, France - 2021. Graduação em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP) - 2014. Faz parte do grupo de pesquisa "Psicanálise Política e Eduacação: Intervenções escolares" com Kelly Cristina Brandão, Maria Cristina Machado Kupfer, Ricardo Voltolini. Foi coordenadora da Clínica de bebês (0- 3 anos) da Unimed/Franca de agosto de 2019 até abril de 2023. Foi membro do Conselho administrativo da Associação La Cause des bébés Brasil desde 2021 até maio de 2024, foi Membro do Comitê Especial de Bioética da OAB/SP desde 2022 até 2024. Fez formação em psicanálise pelo Instituto Langage de agosto/2020 à agosto de 2024.
Erika Parlato-Oliveira, Université Paris Cité (UPC)
Psicanalista. Habilitação em Direção de Pesquisa (HDR) na Université Paris Cité (Paris VII), Pós-doutoramento na Université Pierre Marie Curie (ISIR)/ Groupe Hospitalier Pitié Salpêtrière (fevereiro/2013-fevereiro/2014), em Paris, com bolsa CAPES. Doutora (doutorado em regime de co-tutela) em Ciências Cognitivas - École des Hautes Études en Sciences Sociales e em Comunicação e Semiótica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Qualificada como Mestre de Conferência em Psicologia pelo Conselho Nacional Universitário da França em 2017 e em 2021. Atualmente, é professora na Universidade Federal de Minas Gerais, orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e orienta doutorado no Programa "Recherche en Médecine et Psychanalyse" da Université Paris Diderot (Paris VII). Co-coordenadora do Diplôme Universitaire "Le Psychique face à la naissance" da Université Paris Descartes". Co-coordena o PREAUT Brasil, polo Minas Gerais. Professora da graduaçao do curso de Psicologia e de Ciências da Linguagem na Université Paris Cité; Supervisora de estagio do Master da Université Paris Cité. Pesquisa atualmente, os saberes do bebê, a interação mãe-bebê, questoes de linguagem e o autismo. Membro Fundador da La Cause des bébés - Brasil; membro do Conselho Administrativo da World Association of Infant Mental Health WAIMH - France. Membro do Conselho cientifico do ICE - Institut Contemporain de lEnfance. Membro da CIPPA. É membro da comissão científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Revista Estilos da Clinica, avaliadora da Frontiers Psychologie. Coordena a coleção de livros sobre bebês "Começos e tropeços na linguagem" da Editora Instituto Langage e é atualmente a editora responsável da revista Linguagem. Avaliadora de projetos de pesquisa da Universidad de Las Américas ? Ecuador.