Autores
-
Alberty Hugo da Silva Paz
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
-
Ana Paula Lima Marques Fernandes
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
-
Erica Xavier de Souza
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
-
Paulo Sérgio Cavalcante
Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Palavras-chave:
Finanças pessoais; contabilidade; planejamento financeiro pessoal; técnicas contábeis.
Resumo
O presente trabalho aborda sobre educação financeira e a importância do conhecimento contábil para a elaboração
de um planejamento financeiro pessoal. O objetivo geral consiste em evidenciar o comportamento das pessoas quanto
à educação financeira. O método adotado foi bibliográfico e a pesquisa pode ser definida como quali-quantitativa, onde
os dados secundários foram retirados do banco de dados da fecomercio.com.br para auxiliar com informações sobre o
nível de endividamento dos maceioenses, tornando a pesquisa descritiva quanto aos seus objetivos. Constatou-se que o
comportamento das pessoas em relação a um planejamento financeiro é pouco presente (10,90%) e que uma porcentagem
dos entrevistados possui nível de endividamento consideravelmente alto (56,6% referente a modalidade cartão de crédito). O devido estudo possui demonstrações de técnicas que podem auxiliar para que se tenha fácil entendimento, para o indivíduo aplicar seu planejamento de forma coerente e objetiva.
Biografia do Autor
Ana Paula Lima Marques Fernandes, Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1992), participou de programa de bolsa de iniciação científica, PIBIC/CNPq, especialista em agrometeorologia (UFAL) e pós graduação em Educação à Distância (SENAC), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), trabalhou com climatologia e banco de dados, e doutorado em Ciências em Engenharia Civil (Ciências Atmosféricas/Engenharia Ambiental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (COPPE)(2004), tendo a linha de pesquisa (tese) modelagem computacional na área ambiental. Foi coordenadora do curso de Sistemas de Informação e Redes de Computadores da Faculdade de Alagoas e do Curso de Administração do Campus Arapiraca. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade, Sistemas de Informação, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Educação Ambiental; Métodos Quantitativos (cálculo 1 e 2, matemática financeira, Pesquisa Operacional e estatística).Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFAL. (desde de 2023).
Erica Xavier de Souza, Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas. Possuo experiência na área de Contabilidade e Administração, com ênfase em Contabilidade Pública e Contabilidade Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: tributos, economia, orçamento participativo, custos e reforma tributária.
Paulo Sérgio Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Mestre em Gestão Empresarial pelo Instituto Superior de Gestão - Lisboa - Portugal (2014) (diploma revalidado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em contabilidade financeira. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (2017 a 2020). Membro do Conselho Fiscal da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa - FUNDEPES - 2012 a 2018.