Autores
-
Guilherme Marcos Barbosa Silva
Faculdade CNEC Unaí
-
Gevair Campos
Faculdade CNEC Unaí
Palavras-chave:
Ensino superior; universitários; trabalhar e estudar; viagens; Buritis.
Resumo
O Brasil é um país de dimensões continentais, com mais de cinco mil municípios e, em muitos casos, o sonho de cursar o ensino
superior faz com que os estudantes se desloquem da cidade de origem para outro município. Assim, o objetivo do presente
estudo foi identificar as principais dificuldades vivenciadas pelos universitários de Buritis-MG, nos deslocamentos diários
para o município de Unaí-MG, para cursar o ensino superior. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa se classifica como bibliográfica, descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa por meio de estudo de campo, e a coleta de dados através de questionários aplicados a 41 estudantes universitários que se deslocam diariamente de Buritis-MG para Unaí-MG para
cursarem ensino superior. Dentre os resultados, as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes universitários são
correlacionadas à conciliação entre o trabalho e os estudos, o cansaço por causa do deslocamento e demais atividades diárias
(trabalho, estudo, etc.). Os estudantes consideram prejudicado o seu desempenho no curso em função do deslocamento diário
entre os municípios, principalmente pelo pouco tempo para descanso, em média de 3 a 6 horas por dia.
Biografia do Autor
Guilherme Marcos Barbosa Silva, Faculdade CNEC Unaí
Esse artigo é derivado de um Trabalho de Conclusão de Curso em Administração, apresentado à
Faculdade CNEC Unaí, em novembro de 2018, pelo discente Guilherme Marcos Barbosa Silva, sob
orientação de Prof. MSc. Gevair Campos
Gevair Campos, Faculdade CNEC Unaí
Gevair Campos é Doutorando em Agronegócios pelo Programa de Pós Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB); Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB); Especialista em Gestão do Agronegócio e Legislação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Especialista em Educação 4.0 pelo Centro Universitário Cenecista de Osório; Graduado em Administração pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista (INESC); Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM); Técnico em Agropecuária pela Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira (Escola Agrícola de Unaí). Profissionalmente exerce a função de Fiscal Assistente Agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Experiência em docência com atuação na Faculdade CNEC Unaí, nos cursos de Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU), exerceu a docência nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Na Associação Escola Família Agrícola de Natalândia (EFAN), exerceu a docência nos cursos técnicos em Administração e Sistemas de Energia Renovável. Atualmente ocupa função de Coordenador Regional do IMA de Unaí, junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Atua na Faculdade EFAN como Coordenador do Curso de Administração.