Burnout, incidência pós-pandemia do covid-19 em profissionais da saúde

Autores

  • Anne Sales de Sousa Maria Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE
  • Rebeca Marques Fernandes Borges Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE
  • Hemilly Vitória Soares Huang Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE
  • Augusto Simões Machado Araújo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE
  • Hewerton Louike Santos Nogueira Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE
  • Danyelle Cristine Marini Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE

Palavras-chave:

COVID-19; profissionais da saúde; síndrome de Burnout.

Resumo

No cenário pandêmico da COVID-19 os profissionais de saúde foram a linha de frente contra esta doença que era algo totalmente novo, desconhecida, com graves complicações, sequelas e desfecho fatal. Ao ficar exposto a um ambiente insalubre gerado pela pandemia, o mesmo sofre um esgotamento interferindo diretamente no serviço oferecido a seus pacientes, fator que pode ter contribuído para um aumento nos casos associados à síndrome de Burnout. A pesquisa teve o objetivo de mensurar de forma quantitativa o surgimento e identificação de sintomas que façam relação com a Síndrome de Burnout em profissionais de saúde que atuaram na linha de frente de combate a COVID-19 em todo o Brasil e criar estratégias de conscientização sobre o assunto. Identificando o número de casos no período de 2019 a 2021. Trata-se de um estudo de pesquisa fundamental descritiva transversal caracterizando-se como estudo ecológico, epidemiológico x demográfico, observacional, quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, com o CAAE 58320122.7.0000.5382, que utilizou dados primários e analisou a incidência de casos. Foram analisadas 51 respostas do questionário Maslach Burnout Inventory (MBI), mostrando que, 8 tem possibilidade de desenvolver Burnout, 20 se encontram na fase inicial, 17 a Burnout começou a se instalar, 6 estão na fase considerável de Burnout. Conclui-se, portanto, grande impacto da pandemia na saúde dos profissionais atuantes, dessa forma se observa a importância do acolhimento e exposição sobre o assunto no local de trabalho, assim como iniciativa do setor administrativo responsável para reduzir os danos laborais.

Biografia do Autor

Anne Sales de Sousa Maria, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 2020. Graduada em Bacharel em Direito pela Faculdades Integradas do Tapajós, 2008. Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), 2020. Membro da liga de Medicina da Família, UNIFAE, mandato 2022-2023. Membro da liga de ortopedia, UNIFAE, mandato 2022-2023.

Rebeca Marques Fernandes Borges, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE

Graduanda em Medicina (2021-) pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE, secretária da liga acadêmica de pediatria e puericultura-LAPP(mandato-2022), diretora social da liga de ortopedia e medicina do esporte-LIAOME(mandato-2022), membro na liga acadêmica de oncologia clinica e cirúrgica-LAONCC, membro na liga acadêmica de medicina da família e comunidade-LAMFC, participante do projeto de extensão "Mãe, cuidar de quem cuida" (2021), atuando em pesquisa "Síndrome de burnout. Sua ocorrência pré e pós pandemia". Área de pesquisa em pediatria, ortopedia, oncologia e saúde da família e comunidade.

Hemilly Vitória Soares Huang, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE

Graduanda em Medicina na faculdade Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE (2021-). Membro da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LIANN - mandato 2022), membro da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Perícias Médicas (LAMLPM - mandato 2022), membro da Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica (LAONCC - mandato 2022), membro e secretária do Centro Acadêmico de Almeida Cabral (CAMAC - Mandato 2023), participante do Teste do Progresso Nacional (2021-2022) realizada pela fundação Vunesp.

Augusto Simões Machado Araújo, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE

Graduando em medicina pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE (2021- ), membro da Liga de Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia - LIANN (mandato - 2022), membro da Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica - LAONCC (mandato - 2022)

Danyelle Cristine Marini, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino- UNIFAE

Possui graduação em Farmácia e Habilitação em Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2015). Atualmente é professora do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), nos cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia e das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), coordenadora do curso de Farmácia e Estética da (FIMI), coordenadora do curso de pós graduação da UNICEP, professor visitante do Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras, da Universidade São Francisco, da Faculdade de Fernandópolis. Coordenadora do Comitê de Ética da UNIFAE. Membro do Comitê de Ética da FIMI. Diretora tesoureira e conselheira do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), membro do comitê de educação permanente e do Grupo de Trabalho de Educação Farmacêutica do CRF-SP. Atua principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico, farmacêutico, educação e medicamento

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Artigos