Alerta de risco:
IRDI um estudo psicanalítico
Palavras-chave:
IRDI; desenvolvimento infantil; autismo; primeira infância; teoria psicanalítica.Resumo
Este artigo trata do encontro entre a teoria psicanalítica e o
diagnóstico do Transtorno de Espectro Autista (TEA), isto é,
os pontos de influência que a teoria psicanalítica promoveu na
elaboração do Indicadores de Risco para o Desenvolvimento
Infantil (IRDI) na avaliação de diagnóstico autísticos. A partir
de alguns conceitos fundamentais sobre a primeira infância do
ponto de vista psicanalítico criou-se uma ferramenta de análise
para a avaliação em contextos de possíveis fechamentos autísticos em bebês. Utilizando-se de revisão bibliográfica, visa-se
examinar como o IRDI pode desempenhar um papel fundamental
na identificação de indícios de risco em um possível diagnóstico
autístico durante o processo de amadurecimento infantil. Salienta-
-se também a possibilidade do IRDI enquanto um operador de
leitura útil como instrumento de cuidado e apoio às famílias,
contribuindo para desmistificação sobre a hipótese diagnóstica
autista e realizando uma intervenção pontual nas expressões de
cuidado com a saúde mental de bebês.