Lugar de vida:

influências, trajetória e contribuições para se pensar o trabalho psicanalítico com crianças autistas

Autores

  • Rafael dos Santos Pinheiro Faculdade Santa Lúcia
  • Alex Barreiro Faculdade Santa Lúcia

Palavras-chave:

Autismo; terapias; psicanálise; educação terapêutica

Resumo

Este artigo busca a partir do referencial teórico da psicanálise,
refletir sobre o papel de instituições psicanalíticas no tratamento
com crianças autistas, recuperando como instituições europeias
e brasileira tiveram influência na idealização do Lugar de Vida.
Nesta pesquisa, privilegiaremos como objeto de estudo a história
do Centro Terapêutico Lugar de Vida em São Paulo, considerado
referência no trabalho clínico com crianças autistas, como na
produção de pesquisas, formação profissional e disseminação do
ensino. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica como metodologia.

Biografia do Autor

Rafael dos Santos Pinheiro, Faculdade Santa Lúcia

Este artigo é parte integrante de Trabalho de Conclusão de Curso defendido em 13 de novembro de
2023 pelo discente Rafael dos Santos Pinheiro, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel
em Psicologia pela Faculdade Santa Lúcia, sob orientação de Prof. Dr. Alex Barreiro.

Alex Barreiro, Faculdade Santa Lúcia

Psicanalista. Pós-doutorando pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019) e mestre em Educação pela mesma instituição (2014). Pós-graduado (especialista) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009) e licenciatura em Pedagogia (2018). Atualmente é professor no Ensino Superior nas Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI) e Santa Lúcia, onde integra o Comitê de Ética e Pesquisa da FIMI e ministra aulas nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Atua no Ensino Fundamental (séries finais) na rede municipal de Mogi Guaçu (SP) e coordena os atendimentos as crianças autistas no Núcleo de Psicologia Aplicada da Faculdade Santa Lúcia. É membro do IPEP - Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise em Espaços Públicos e coordenador do Gepapsi (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Autismo) atuando nos respectivos temas: psicanálise, autismos, gêneros e sexualidades.

Downloads

Publicado

2024-11-12