Discussões teóricas e conceituais sobre a diferenciação entre objeto transicional e objeto autístico

Autores

  • Paolla Oliveira Müzel Alves Faculdade Santa Lúcia - FSL
  • Alex Barreiro Faculdade Santa Lúcia

Palavras-chave:

psicanálise; autismo; objeto transicional; borda autística; objeto autístico.

Resumo

Este artigo investiga a função do objeto autístico na clínica
psicanalítica com crianças autistas, destacando diferenças
em relação ao objeto transicional de Winnicott. Autores como
Frances Tustin e Jean-Claude Maleval são fundamentais para
a discussão, este último dando com ênfase na noção de borda
autística. Destaca-se como o objeto autístico pode desempenhar
um papel tranquilizador e comunicativo, facilitando a interação
da criança com o ambiente e com seus pares.

Biografia do Autor

Paolla Oliveira Müzel Alves, Faculdade Santa Lúcia - FSL

Este artigo é parte integrante de Trabalho de Conclusão de Curso defendido em 17 de novembro de
2023 pela discente Paolla Oliveira Müzel Alves, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel
em Psicologia pela Faculdade Santa Lúcia, sob orientação de Prof. Dr. Alex Barreiro.

Alex Barreiro, Faculdade Santa Lúcia

Psicanalista. Pós-doutorando pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2019) e mestre em Educação pela mesma instituição (2014). Pós-graduado (especialista) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009) e licenciatura em Pedagogia (2018). Atualmente é professor no Ensino Superior nas Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI) e Santa Lúcia, onde integra o Comitê de Ética e Pesquisa da FIMI e ministra aulas nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Atua no Ensino Fundamental (séries finais) na rede municipal de Mogi Guaçu (SP) e coordena os atendimentos as crianças autistas no Núcleo de Psicologia Aplicada da Faculdade Santa Lúcia. É membro do IPEP - Instituto de Pesquisa e Estudos em Psicanálise em Espaços Públicos e coordenador do Gepapsi (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Autismo) atuando nos respectivos temas: psicanálise, autismos, gêneros e sexualidades.

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Publicado

2024-11-12