Estratégia de desenvolvimento de produtos no agronegócio: um estudo com produtores pertencentes ao Instituto Brasileiro de Biodinâmica (IBD)

Graziela Oste Graziano, Nadia Kassouf Pizzinato

Resumo


Os produtos orgânicos, tema desse estudo, estão voltados à busca de uma melhor qualidade de vida e  preservação do meio ambiente, pois  não usam agrotóxicos e  são obtidos em sistemas sustentáveis,  mantendo os recursos naturais e a fertilidade do solo.  Originados  da agricultura orgânica têm sua qualidade garantida por certificadoras. Esse trabalho buscou investigar a incidência da utilização da estratégia de desenvolvimento de produtos no setor do agronegócio orgânico, pela identificação do perfil da oferta do composto de produtos orgânicos no país, tanto os in natura quanto os derivados de processamento industrial. Utilizou-se pesquisa exploratória para o levantamento dos produtores certificados em cada estado brasileiro, tomando por amostra não probabilística por conveniência os trezentos e cinqüenta e quatro produtores certificados pelo IBD – instituto biodinâmico. Como resultado, observou-se a análise da incidência da adoção da estratégia de desenvolvimento de produtos pelos produtores ao assumir a industrialização dos produtos orgânicos, bem como da composição da oferta dos produtos orgânicos in natura nos diversos estados do país.


Palavras-chave


marketing do agronegócio; estratégia de desenvolvimento de produto; produtos orgânicos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2