O balanço social como indicador da responsabilidade social empresarial

Márcio Oliveira Ferraz, Valéria Cristina Scudeler

Resumo


O presente trabalho constitui-se de um estudo de caso sobre uma amostra de empresas brasileiras que publicaram o balanço social do IBASE no período 2001-2005. Seus objetivos são analisar a evolução dos indicadores sociais e ambientais presentes no balanço social e avaliar a abrangência e a relevância da prática da responsabilidade social, bem como as vantagens de sua adoção e divulgação para as empresas e para a sociedade. Os resultados obtidos mostram que as empresas que publicam o balanço social assumiram, efetivamente, maior compromisso com a questão da responsabilidade social, mas os investimentos sociais e ambientais obrigatórios ainda são muito mais significativos do que os investimentos voluntários. Além disso, a riqueza gerada em sua atividade produtiva cresce em ritmo muito superior ao aumento verificado nos gastos destinados à coletividade e à preservação do meio ambiente. Aparentemente permanece a resistência das empresas em ampliar seus gastos a fim de promover impacto mais significativo em termos de bem-estar social.


Palavras-chave


responsabilidade social, balanço social, indicadores sociais, indicadores ambientais.

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ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2