Coaching e mentoring como instrumento de foco no cliente interno: um estudo de caso na cidade de Piracicaba - SP

Graziela Oste Graziano, Mariana Ariente, Michele Inocêncio, Nadia Kassouf Pizzinatto

Resumo


Coaching e mentoring atuam como ferramentas de caráter profissional entre pelo menos duas pessoas para o aprimoramento de uma delas, com a finalidade de capacitá-la para uma atividade dentro de uma corporação. As aplicações desses instrumentos podem ser, por exemplo, executadas por um gerente, que treina seus clientes internos, ou seja, sua equipe de trabalho, a fim de que esta seja capacitada para atender os clientes externos da empresa. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo identificar as dimensões envolvidas na implementação do coaching, para a atuação do gerente como gestor junto à sua equipe, em situação real de trabalho; o estudo inclui a mesma investigação em relação ao mentoring, tomando como foco de estudo pessoas que trabalham em Piracicaba (SP). Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões abertas e fechadas. A pesquisa mostrou como resultado das questões pertinentes ao coaching e ao mentoring, que a grande maioria, ou quase todos tiveram

algum tipo de treinamento, que ocorreu em grupo, com a presença dos gerentes apenas no início, totalizando 8 horas. Conclui-se então com essa questão que, para os respondentes pesquisados, o trabalho do coaching é realizado dentro das organizações varejistas. No tocante à ferramenta mentoring, pode-se concluir que ela está presente dentro da organização e é representada pelo líder.


Palavras-chave


coaching; mentoring; marketing interno.

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ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2