Planejamento estratégico em microempresas do setor de informática no município de Andradina

Alexandre Farias Albuquerque, Lucas Vinícius Aquino Gusmão, Marco Aurélio Batista de Sousa, Nelson Yokoyama, Arthur Caldeira Sanches

Resumo


O objetivo deste artigo é caracterizar o planejamento estratégico de microempresas no setor de informática do município de Andradina - São Paulo. É notório o papel socioeconômico das pequenas empresas para a sociedade mundial, como também as altas taxas de mortalidade da qual essa categoria é vítima nos primeiros anos de existência. A falta ou o planejamento inadequado é um dos principais fatores apontados pelos estudiosos do tema para o encerramento das pequenas empresas. Por essa razão, é fundamental compreender como essas empresas realizam o planejamento e formulam suas estratégias na busca pela sobrevivência. A abordagem da pesquisa é qualitativa, com relação aos fins é descritiva, com procedimento por meio do delineamento de estudo de casos. Foram realizadas entrevistas com os dirigentes-proprietários e observações em três microempresas. As informações coletadas indicam que, predominantemente, o planejamento estratégico de empresas desse porte que atuam nesse segmento específico se desdobra em estratégias genéricas, é pouco sistêmico, pouco abrangente, pouco detalhado, intuitivo, informal, reativo, variável, sem periodicidade ou roteiro, e tende a ser mantido com tais características ao longo do amadurecimento.


Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Micro e Pequena Empresa; Setor de Informática; Serviços.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, A. F. Fatores de mortalidade de pequenas empresas: análise de empresas do setor varejista a partir do ciclo de vida organizacional. 2013. 339 f. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

ALBUQUERQUE, A. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Fatores de mortalidade relacionados ao dirigente, à organização e ao ambiente da pequena empresa: estudo de casos em empresas do varejo de vestuário. In: THE INTERNATIONAL COUNCIL FOR SMALL BUSINESS - ICSB WORLD CONFERENCE. 62. 2017, Buenos Aires, Anais… Buenos Aires, 2017.

ALBUQUERQUE, A. F.; ESCRIVÃO FILHO, E.; TERENCE, A. C. F. Os aspectos organizacionais e a mortalidade da pequena empresa: descrição dos fatores relevantes no setor de varejo de vestuário. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - ANPAD. 28. 2014, Belo Horizonte, Anais… Belo Horizonte, 2014, p.1-16.

ALBUQUERQUE, A. F.; ESCRIVÃO FILHO, E.; TERENCE, A. C. F. Os aspectos organizacionais e a mortalidade da pequena empresa: descrição dos fatores relevantes no setor de varejo de vestuário. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (GEPROS), ano 14, n.3, p.176-209, jul./set., 2018.

BRASIL. Lei Complementar Nº 123, de 14 de dezembro de 2006 Institui o estatuto nacional da microempresa e da empresa de pequeno porte. Disponível em . Acesso em outubro de 2017.

BORTOLI NETO, A. A virada dos pequenos. Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. n. 100, p. 37, 1997.

CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M. A. F. D.; SILVA, J. F. Porter revisitado: análise crítica da tipologia estratégica do mestre. Revista de Administração Contemporânea, v. 1, n. 3, p. 7-30, 1997.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.

ESCRIVÃO FILHO, E.; CARVALHO, K. C.; BENZE, R. P.; ALBUQUERQUE, A. F. Compreendendo a dinâmica das pequenas empresas: mapa organizacional como ferramenta de ação administrativa. Revista de Ciências Humanas e Aplicadas (Matiz), n.1, p. 20 – 40, 2º semestre, 2005.

FORTES, G. P.; MATOS, D. V.; MONTENEGRO, L. M. FREITAS, F. C. H. P. A nova sociologia econômica e a estratégia na pequena empresa: contribuições ao campo do empreendedorismo. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS - EGEPE. 9. 2016, Passo Fundo, Anais... Passo Fundo, 2016.

FRESE, M.; GELDEREN, M. V.; OMBACH, M. How to plan as a small scale business owner: psychological process characteristics of action strategies and success. Journal of Small Business Management, v.38, n.2, 2000.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIMENEZ, F. A. O estrategista na pequena empresa. Maringá: [s.n] 2000. Disponível em . Acesso em outubro de 2017.

LEONE, N. M. C. P. G. As especificidades das pequenas empresas. Revista de Administração, v. 34, n.2, p.91-94, abril/junho 1999.

LONGENECKER, J. G.; MOORE, C.; PETTY, J. W. Administração de pequenas empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Makron Books, 1997.

LONGENECKER, J. G.; PETTY, J. W.; PALICH, L. E.; HOY, F. Administração de pequenas empresas. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

LOVELOCK, C. H.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2006.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

MEYER, C. A. Planejamento formal e seus resultados: um estudo de caso. Caderno de pesquisas em administração, v. 2, n. 5, p. 39-46, 1997.

MINISTÉRIO DA ECONOMIA. A importância do setor terciário para a economia. Disponível em: . Acesso em julho de 2020.

MINTZBERG, H.; LAMPEL, J.; AHLSTRAND, B. Todas as partes do elefante. HSM management, v. 2, n. 12, p. 100-1, 1999.

MOREIRA, H; CALEFFE, L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.

NORMANN, R. Administração de serviços: estratégia e liderança na empresa de serviços. São Paulo: Atlas, 1993.

POPE, C.; MAYS, N. Pesquisa qualitativa na atenção à saúde. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RESNIK, P. A Bíblia da pequena empresa: como iniciar com segurança sua pequena empresa e ser muito bem-sucedido. São Paulo: McGraw-Hill, Makron Books, 1990.

ROBBINS, S. P; COULTER, M. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.

SEBRAE – NA. Sobrevivência das empresas no Brasil. Brasília: SEBRAE, 2016.

SEBRAE – NA. Como montar uma assistência técnica em informática. 2017a. Disponível em: . Acesso em outubro de 2017.

SEBRAE – NA. Micro e pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. 2017b. Disponível em: . Acesso em outubro de 2017.

SEBRAE – NA. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa. 2017c. Disponível em . Acesso em setembro de 2017.

STAKE, R. E. A arte da investigação com estudos de caso. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.

TACHIZAWA, T.; FARIA, M. S. Criação de novos negócios: gestão de micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro, RJ: FGV, 2002.

TERENCE, A. C. F. Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na pequena empresa: desenvolvimento e avaliação de um roteiro prático para o processo de elaboração do planejamento. Dissertação de mestrado, EESC/ USP, São Carlos. 2002.

TERENCE, A. C. F.; PERUSSI FILHO, S.; ESCRIVÃO FILHO, E. Ciclo de criação de estratégias: mapa dos elementos intervenientes e da evolução do processo. In: 3Es -ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA - ANPAD. 5. 2011, Porto Alegre, Anais... Porto Alegre, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2