RELATO INTEGRADO: MOTIVOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR INCLUÍREM O TEMA EM SEUS CURRÍCULOS

Davi Navarro Ciasca, Flavia Kao Nabeshima, Alexandre Sanches Garcia

Resumo


O Relato Integrado é um dos temas de sustentabilidade que urge fazer parte dos currículos dos Cursos de Administração e Contabilidade. Desde 2017, a Comissão de Valores Mobiliários  (CVM) exige que as empresas divulguem se elaboram ou não Relato Integrado ou relatórios socioambientais, no documento Formulário de Referência. O Relato Integrado força executivos e acadêmicos a buscarem respostas para o desafio de convergir informações financeiras com as informações não financeiras. Com isso, o objetivo deste trabalho é o de verificar o atual estágio de produções acadêmicas acerca do Relato Integrado e de sua implementação pelas empresas brasileiras. Para tanto, realizou-se um levantamento da produção científica nacional do tema, no período de 2010 a 2017 e do Formulário de Referência das 224 empresas, que enviaram, em 2017, tal documento à CVM. Os resultados permitem concluir que há um campo fértil para novas pesquisas e a premente necessidade de que o Relato Integrado seja de conhecimento dos discentes.


Palavras-chave


Relato Integrado; Formulário de Referência; Diretrizes Curriculares Nacionais

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