CULTURA ORGANIZACIONAL E CONTABILIDADE: APONTAMENTOS TEÓRICOS E PESQUISA DE CAMPO

Jéssica Gurian Leite, Roselaine Bolognesi

Resumo


Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Iniciação Científica do curso de Ciências Contábeis, como parte do Programa de Incentivo à Pesquisa e Extensão (PROINPEX), da Faculdade Santa Lúcia. O artigo aborda as questões teóricas sobre cultura organizacional e as suas possíveis aplicações na contabilidade. O texto apresenta a contabilidade e faz uma síntese do que se compreende por cultura organizacional, apontando, no final, para as contribuições e os resultados que uma cultura organizacional bem definida pode produzir numa organização contábil.


Palavras-chave


Contabilidade; Cultura Organizacional; Organização contábil.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, A. M. P. de; NETO, A. A. Aprendendo Contabilidade. Ribeirão Preto: Inside Books, 2010.

CASTRO, C. A. P. de. Sociologia aplicada à administração. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Contabilidade: uma carreira em transformação. 2015. Disponível em: http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=23196 . Acesso em janeiro de 2018.

CHIAVENATO, I. Iniciação à teoria das organizações. Barueri, SP: Manole, 2010.

DIAS, R. Cultura Organizacional: construção, consolidação e mudanças. São Paulo: Atlas, 2013.

DIAS, R. Sociologia das Organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

FERNANDES, L.A.; Gomes, J. M. M. Relatórios de Pesquisa nas Ciências Sociais: Características e Modalidades de Investigação. Con Texto, Porto Alegre, v.3, n.4, 1º semestre 2003.

FERNANDES, Regina. Afinal, o que faz um escritório de contabilidade? 2013. Disponível em: https://capitalsocial.cnt.br/escritorio-de-contabilidade/.. Acesso em junho de 2017.

FERREL, O.C. ET AL; Ética Empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001.

IUDÍCIBUS, S. (Coord.); Et Al, Contabilidade Introdutória. 11ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIMONGI, A. C. et al. As pessoas na Organização. 7ª Ed. São Paulo: Gente, 2002.

MARCONI, M.de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARION, J. C. Contabilidade Básica. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009,

MONTE, L. O que faz um Escritório de Contabilidade. 2016. Disponível em: http://monteassessoria.com.br/o-que-faz-um-escrit%C3%B3rio-cont%C3%A1bil.html. Acesso em junho de 2017.

MOTTA, F. C. P.; CALDAS, M. P. Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.

NIYAMA, J. K.; SILVA, C. A. T. Teoria da Contabilidade. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PADOVEZE, C. L. Manual de Contabilidade Básica: uma introdução à prática contábil. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1996.

PORTAL DE CONTABILIDADE. Escritório de Contabilidade: análise de negócio. Fonte adaptada do SEBRAE pela equipe do Portal de Contabilidade. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/escritorio.htm. Cnsulta em junho de 2017.

RAZA, C. O papel dos escritórios de contabilidade na sobrevivência das micro e pequenas empresas. In: Portal da Profissão Contábil. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/o-papel-dos-escritorios-de-contabilidade-na-sobrevivencia-das-micro-e-pequenas-empresas/12024/. Acesso em junho de 2017.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. 11ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.. Fundamentos do comportamento organizacional. Tradução Ana Júlia Perrotti Garcia e Cecília Maduro. 12ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

SAGE NEGÓCIOS. Como abrir seu próprio escritório de contabilidade. Disponível em: http://blog.sage.com.br/como-abrir-seu-proprio-escritorio-de-contabilidade/. Publicação: 25 de setembro de 2016. Consulta em junho de 2017.

SANTOS, A.R. dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SOUZA, C. P. da S.. Cultura e clima organizacional: compreendendo o clima das organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2