Contabilidade gerencial como instrumento de tomada de decisão: um estudo de caso em uma microempresa em Mogi Guaçu - SP

Liliane Irie, Eduardo Vieira do Prado

Resumo


As microempresas representam uma parcela significativa da economia e necessitam de sistemas de informações que suportem o seu gerenciamento e decisões diárias, dentre eles instrumentos da contabilidade gerencial que possibilitam aos gestores melhor acompanhar e atender os objetivos destas empresas. Dentro desse contexto, a situação problema desta pesquisa é: Quais as ferramentas da contabilidade gerencial utilizadas na Panificadora Bom Pão? Assim o objetivo geral é demonstrar os instrumentos de contabilidade gerencial abordados pela literatura e quais destes instrumentos são utilizados pela empresa pesquisada. Adicionalmente, este trabalho visa prover recomendações para aprimoramento da utilização de seus instrumentos na Panificadora Bom Pão. Para atender aos objetivos foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, tendo como métodos o estudo de caso na empresa e a pesquisa bibliográfica sobre o tema da contabilidade gerencial. Os resultados demonstram que os instrumentos relevantes da contabilidade gerencial não são utilizados pela empresa como: a análise das demonstrações contábeis, que não são enviados pelo escritório de contabilidade à empresa; a gestão de custos uma vez que não é apurado por um método de custeio adequado; bem como a formação de preço de venda, visto que o cálculo não é realizado de forma adequada. O baixo grau de utilização da Contabilidade leva a recomendação de que o administrador de micro e pequenas empresas implemente instrumentos de contabilidade gerencial, que devem ser utilizados de forma adequada para que possam potencializar o processo de tomada de decisão. Outro ponto apontado pelo estudo é que o escritório de contabilidade vem desempenhando suas atividades com enfoque regulatório, no entanto seu conhecimento poderia ser utilizado para prover consultorias para melhorar o processo de gestão da empresa pesquisada, o que poderia trazer um diferencial para a qualidade de sua prestação de serviços.


Palavras-chave


Contabilidade Gerencial; instrumento de tomada de decisão; micro empresa.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRICH E. M. et al. . A. Finanças Corporativas: Analises de demonstrativos contábeis e de investimentos. Intersaberes: Curitiba, 2014. 394p.

ÁVILA, C. A. . de. Gestão Contábil para contadores e não contadores. Intersaberes: Curitiba. 2012. 233 p.

BARROS, A. J. da S.; LEHFELD, N. A. DE S. . Fundamentos de Tecnologia Cientifica. 3ª Ed. São Paulo: Pearson, 2007. 158 p.

BAZZI, S. . Contabilidade gerencial: Conceitos básicos e aplicação. Intersaberes: Curitiba, 2015. 239p.

BAZZI, S. . Análise das Demonstrações Contábeis. Pearson: São Paulo, 2016. 104p.

BLATT, A. . Analise de balanços: Estruturação e Avaliação das Demonstrações Financeiras e Contábeis. Makron Books: São Paulo, 2001. 227p.

BRASIL. Lei Complementar Nº123 de 14 de Dezembro de 2006. Disponível em . Acesso em abril 2017.

CERVO, A. L et al. . Metodologia Cientifica. 6ª Ed. São Paulo: Pearson, 2010. 162 p.

CHING, H. Y.; MARQUES, F.; PRADO, L. . Contabilidade e finanças para não especialistas. 2ª ed. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2007. 323p.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução Nº 686/90. Disponível em . Acesso em abril 2017.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução Nº 1.138/08. Disponível em . Acesso em maio de 2017

IZIDORO, C.. Contabilidade de Custos. Pearson: São Paulo, 2016. 112p.

LORENTZ, F. . Contabilidade e analise de custos: Uma abordagem prática e objetiva. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2015. 352p.

MASCARENHAS, A. S. . Metodologia Cientifica. São Paulo: Pearson, 2012. 124 p.

MEGLIORINI, E. Custos: Analise e Gestão. 3ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,

285p.

MEGLIORINI, E.; SOUZA, M. A. de. Relação Custo – Volume – Lucro e Alavancagem. In: PARISI, C; MEGLIRIONI, E. (Org.). Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2011

OLIVEIRA, A. G. et al.. A utilização das informações geradas pelo sistema de informação contábil como subsídio aos processos administrativos nas pequenas empresas, 2000. Disponível em https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/viewFile/508/403. Acesso em maio de 2017.

OLIVEIRA, L. M. de; NAGATSUKA, D. A. S. . Introdução a contabilidade. São Paulo: Futura, 2000. 214p.

PADOVEZE, C. L. . Contabilidade gerencial: Um enfoque em sistema de 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 641p.

PADOVEZE, L. C. . Sistemas de informações contábeis: Fundamentos e analise. 7ª ed. São Paulo: Atlas 2015. 355 p.

PARISI, C. . Planejamento e Controle. In: PARISI, C; MEGLIRIONI, E. (Org.). Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.

SEBRAE. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira 2015. Disponível em . Acesso em maio de 2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2