O assédio moral nas relações de trabalho e a saúde do trabalhador

Adriana Franzoi Wagner, João Eleonor Antunes da Silva, Ligia Moura Burcii, Robson Stigar, Roseli Deolinda Hauer, Vanessa Roberta Massambani Ruthes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo estudar a questão do assédio moral no ambiente de trabalho e suas implicações para a saúde do trabalhador, que se fazem presentes tanto no aspecto físico quanto moral do cidadão. O respectivo trabalho aborda resumidamente os conceitos etimológico e epistemológico de assédio moral, bem como as consequências do assédio moral para a saúde do trabalhador e suas implicações morais e legais deste assédio moral tanto para o cidadão como para a empresa, para o Estado, para a família e para a sociedade em geral. Trata-se de uma revisão de literatura que objetiva uma reflexão inicial, tão relevante e tão crescente no ambiente de trabalho. O tema tem sido objeto de pouca reflexão, por conta de preconceitos e medos, sendo estereotipados em nossa sociedade de forma negativa, devido a uma cultura fragmentada e consumista. A temática é emergente e uma demanda a ser suprida pela segurança do trabalho na sociedade contemporânea. 


Palavras-chave


Medicina do Trabalho; Assédio Moral; Saúde; Segurança; Trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR. A. L. S. Assédio moral: o direito à indenização pelos maus tratos e humilhações sofridos no ambiente. Revista Proteção. v. 8. São Paulo: 2010.

ARAÚJO, A. R. de. O assédio moral organizacional. São Paulo: LTR, 2012.

BARRETO, M; et al. Do Assédio Moral à Morte de Si - Significados Sociais do Suicídio no Trabalho. São Paulo: Editora Matsunaga., 2011.

FREITAS, M. E. de; HELOANI, R; BARRETO, M. Assédio moral no trabalho. São Paulo: Ed. Cengage, 2008.

GUEDES, M. N. Terror psicológico no trabalho. São Paulo: Editora LTr, 2003.

HIRIGOYEN, M. F. Mal-estar no trabalho: redefinindo o assédio moral. São Paulo: Ed. Bertrand do Brasil, 2002.

HIRIGOYEN, M. F. Assédio Moral - A violência perversa no cotidiano. 5 ed. Brasil: Editora Bertrand, 2002.

M. T. E. Revista do MTE. nº 15, de 14 de julho de 2010.

MOURA, M. A. Assédio moral. 2002. Disponível em:. Acesso em outubro de 2016.

NUNES, T. S. O assédio moral no contexto universitário: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Administração. v.17 n.41 abril de 2015.

VENERI, T. Assédio moral. Curitiba: ALEPR, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2