A judicialização das políticas: desafios na gestão política municipal

Telesmi Cruz, Daniel Calbino, Reinaldo Fonseca, Mario Almeida

Resumo


A judicialização das políticas públicas trata-se de uma ação que cresceu significativamente nos últimos anos do Brasil, o que gera uma discussão quanto aos seus reflexos na gestão pública. Nos municípios, cujos recursos são menores e dependentes das esferas Estaduais e Federal, a análise é crucial para o momento, pela oneração que as judicializações têm trazido. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar e discutir as intervenções judiciais nas políticas públicas, em especial sob a ótica municipalista de Pompéu-MG. Em termos metodológicos o artigo trata-se de um estudo documental, obtido por meio de pesquisa no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, em Secretarias de Saúde e Educação do Município de Pompéu e na Associação Mineira de Municípios. Os resultados da pesquisa apontam para um crescente número de decisões judiciais em favor de pequena parcela da população, o que mostra as dificuldades de conciliação do orçamento público com as ordens judiciais. Portanto, o impacto resultante das determinações judiciais gera grave problema para os gestores públicos.


Palavras-chave


Judicialização das Políticas Públicas; Orçamento Público; Municípios; Pompéu.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMG. Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Pronunciamento da importância do debate sobre a judicialização da saúde pública. 2015. Disponível em: Acesso em março de 2016.

ANDRADE, A, C. O princípio fundamental da dignidade humana e sua concretização judicial. 2003. Disponível em . Acesso em janeiro de 2016.

ANDRADE, N, A. Planejamento governamental para municípios: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. São Paulo: Atlas, 2005.

ALMG. Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Política de Medicamentos para conter judicialização da saúde. 2015. Disponível em: Acesso em fevereiro de 2016.

AMM. Associação Mineira dos Municípios. Judicialização da Gestão Pública é tema em Brasília. 2016. Disponível em: Acesso em janeiro de 2016.

BARROSO, L, R. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo: Os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. Editora Saraiva: São Paulo, 2013.

BARROSO, L, R. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democrática. RDE. Revista de Direito do Estado, v.13, 2012, p.71-91.

BARROSO, L, R. Constituição e Justiça, 2010. Disponível em: .Acesso em abril de 2016.

BREUS, T, L. Políticas públicas no estado constitucional: a problemática da concretizaçăo dos direitos fundamentais pela administração pública brasileira contemporânea. Dissertação (Mestrado em Direito). UFPR, Curitiba, 2006.

DE CASTRO, R, B. Eficácia, eficiência e efetividade na administração pública. In: Encontro da Anpad, ENANPAD, Anais... Rio de Janeiro, 2006.

DI PIETRO, M. S. Direito Administrativo. São Paulo: Atlas, 2015.

SES. Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais. Resolução SES Nº 4429, de 01 de Agosto de 2014. Disponível em: < http://www.mpmg.mp.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A91CFAA47BB6F3F0147C56FE1395C46>. Acesso em abril de 2016.

SILVA, J, A. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo, Malheiros, 2015.

SIAFI. Sistema Integrado de Administração financeira de Minas Gerais. 2015. Disponível em: Acesso em agosto de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

Qualis B2