As novas demandas do ensino superior: o professor como incentivador da criatividade dos alunos

Hélcio Luiz Adorno Júnior, Martha Coelho de Souza, Roselaine Bolognesi

Resumo


É importante para o aprendizado e para a formação dos novos profissionais que o professor incentive a criatividade na sala de aula. A maior participação dos alunos pode tornar o aprendizado sistematizado mais eficaz e produzir melhores resultados, tanto para quem aprende quanto para quem ensina. A forma tradicional de ensino, notadamente nas universidades, baseada no monólogo e nas unilaterais exposições da matéria em salas de aula, nas quais os alunos são colocados em linhas enfileiradas, não tem a eficácia esperada, pois inibe o ouvinte. O professor, especialmente o universitário, precisar fazer com que os alunos expressem suas ideias, incentivando o debate e a pluralidade na troca de informações. O intuito deste estudo é mostrar que a mudança no enfoque das aulas nos centros de estudo é essencial para a valorização do ensino superior e do próprio magistério. Tais reflexões estão fundamentadas em autores e discussões atuais, tais como o Relatório das Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)[1], dados do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) e autores como Cury (2010).  Tais fundamentações sobre o tema aqui abordado reforçam o papel central do professor no processo de ensino-aprendizagem e na promoção de uma visão de educação mais adequada aos desafios e às exigências do mundo contemporâneo.


[1]Cf.  Relatório UNESCO intitulado Educação – um tesouro a descobrir (DELORS, 1996).


Palavras-chave


Educação; professor; magistério; criatividade; ensino.

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ISSN 1984-1213

ISSN 2318-5589

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